19 Coisas Que Aprendi em 19 Anos


Hey! (eu devo ter uma lata enorme, para desaparecer durante este tempo todo e depois voltar a publicar como se nada fosse, mas já sabemos que comigo é assim).
Desta vez não prometo que "voltei". Desta vez não prometo que a minha inspiração voltou e que vou ser mais ativa na escrita por aqui, até porque todos sabemos que a minha criatividade é a maior inconstância do mundo.
Mas o que interessa é que hoje estou aqui. Com 19 anos (feitos ontem, sim!) e senti que devia recapitular algumas das coisa que tenho aprendido ao longo destes anos, que, apesar de não serem muitos, parecem tantos se contarmos com a quantidade de experiências de vida diferentes que tive.

1-  Faz o teu melhor, mas não sejas tão duro/a contigo próprio/a. 

Sempre fui uma pessoa muito ansiosa e não só sempre dei o meu melhor como me "matei" por muitos anos a achar que o meu melhor não era suficiente. Sempre ouvi de várias pessoas "não devias ser tão dura contigo própria"; "Não exijas tanto de ti". A exigência é boa, mas quando exigimos de nós algo tão extremo e utópico, acabamos por ser tóxicos para a nossa própria sanidade mental. Por isso, isto definitivamente tinha que estar em primeiro.

2- Tenho demasiado valor para me contentar com um "amor" medíocre

Quando percebi isto, a minha vida mudou TANTO!! Se Deus, o Criador viu valor em mim... e se Deus me amou tanto, quem sou eu para "mendigar" amor de algum ser humano? Deus quer que entendamos primeiro o quanto Ele nos ama, e depois traz sempre alguém que nos faz perceber o porquê de não ter dado certo com outros. E traz-nos alguém para o qual olhamos e vemos o amor de Deus. 
Deus tem tanto para nós. Não nos devemos contentar apenas pela metade.

3- A depressão e a ansiedade podem ser ultrapassadas

Por muito que vos queiram dizer que não. Por muito que vos queiram dizer que vão ter sempre essas "tendências", não acreditem. Não se deixem vencer. (Fala a experiência própria aqui !!)

4- Os momentos "maus" fazem parte da preparação para algo MAIOR nas nossas vidas. 

Quando estamos numa fase menos boa da nossa vida devemos lembrar-nos sempre que o ministério de Jesus só começou DEPOIS de Ele ter sido tentado e passado pelo deserto.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o BEM daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Romanos 8:28

5- Ser generoso "demais" não é um defeito"

Por muito que os outros se aproveitem da nossa bondade, não devemos deixar de ser como somos para nos protegermos. 
O problema está no carácter das pessoas e não no nosso carácter ou bondade. 

6- "Só sei que nada sei"

Há uns dias atrás encontrei num dos meus cadernos (sim, sou dessas. tenho vários mini cadernos com textos, poesias e anotações porque sou demasiado "antiquada" para me render a escrever em computador ou telemóvel), um poema em que eu própria dizia que tudo o que eu sei é que nada sei e que mesmo disso, não tenho tanta certeza. 
Não devemos exigir de nós próprios nem dos outros, o conhecimento total. 
Vivemos e aprendemos. Caímos. Erramos. Levantamo-nos e aprendemos. A vida é um constante ciclo de aprendizagens, e mesmo quando chegamos ao fim das nossas vidas, ainda não sabemos tudo, e tudo bem com isso. O que me leva ao tópico seguinte...

7-  No que toca às situações em que Deus nos coloca, não temos que entender, nem saber tudo. Apenas Confiar

8- Chorar não é fraqueza, é coragem

 Ter a coragem de expressar o que sentimos, de sermos genuínos sem nos importarmos com o que vão dizer, numa sociedade fria onde nos ensinam a não demonstrar sentimentos, é coragem e não fraqueza.

9- Ousadia e coragem NÃO é sinónimo de falta de medo

Ousadia e coragem não significam que não temos medo. Porque se não tivessemos medo de nada, seria tudo muito fácil e não estaríamos a ser corajosos. 
Ter coragem e ser ousado é avançar, mesmo com todos os medos. Concretizar mesmo com toda a ansiedade. 

10- Admitir que precisamos de ajuda é um ato de coragem

11- Nunca é tarde para uma situação da nossa vida mudar

(Esta aprendi ontem!!)

12- Nunca estamos sozinhos. Temos sempre mais pessoas à nossa volta que nos amam do que aquelas que imaginamos que temos

(Aprendi ontem também)

13- Cair é normal. Só é mau quando caímos e não aprendemos nada com essa queda 

14- Deus não une (apenas) pessoas. Deus une propósitos

15- Dizer tudo o que nos vem à mente não é honestidade. É falta de bom senso 

Esta custou a aprender, mas foi lá (acho eu ahaha) ."A minha liberdade acaba quando começa a do outro" . 

16- O que muitas pessoas vêm como "talento", é na realidade fruto de muito esforço e prática

Cada vez mais acho que quando as pessoas nos dizem "Quem me dera ter o teu talento" , existe uma frase escondida nas entre-linhas : "Queria alcançar o que tu alcanças ou fazer o que tu fazes, mas tenho demasiada preguiça para me esforçar". 
Infelizmente as pessoas vêm resultados e não processos. 
Ninguém nasce a saber escrever perfeitamente, ou a saber cantar perfeitamente, ou a saber tocar um instrumento. As pessoas podem nascer com uma "pré-disposição"  ou inclinação maior por certas áreas, é verdade. Mas essa pequena "semente" se não for regada com prática, esforço e suor, nunca irá florescer. 

17- Nunca sabemos a situação que a outra pessoa está a passar, por isso devemos ser gentis em todo o tempo

Uma palavra que creio que falta no dicionário geral do ser-humano: EMPATIA! 

18- Aquilo que declaramos sobre a nossa vida torna-se a nossa realidade

Se eu disser que não sei fazer nada, ou se disser que nunca vou conseguir alcançar os meus sonhos, então irei pensar que não vale a pena e realmente não irei alcançar nada. As nossas palavras têm poder para a nossa vida. 

E por fim... 

19- AMOR é gratuito. Vamos usá-lo um bocadinho mais

Num mundo onde já existe tanto ódio, porquê optar por ser igual a tudo? 
Amar as pessoas é a melhor coisa que podemos fazer. 
Isso não só afeta positivamente os que estão à nossa volta como nos afeta a nós porque nos rodeamos de positividade e afastamos as situações tóxicas. 



0 comentários:

Enviar um comentário