Sobre ser a luz do mundo...

Trabalhamos tanto para os que já congregam e são igreja… Trabalhamos tanto para os que já estão… Tudo para dentro. Tudo para o entretenimento interno. E depois dizemos que a igreja é para todos. Mas o que temos feito para que todos O possam conhecer? O que temos feito para que novas pessoas, todo o tipo de pessoas, venham à igreja e para que esta não se mantenha apenas para o grupo restrito dos que já lá estão? Temos sido como Jesus? Porque Ele mandou-nos pregar as boas novas a todas as nações, não apenas na “igrejolândia”. Temos sido como Jesus? Porque Ele mandou-nos ser luz do mundo, e não apenas estrelas na igreja. A igreja é para todos, é um facto. Mas o que temos feito para que TODOS sejam aceites? O que temos feito para que TODOS se sintam em casa e possam, assim, vir a ter um encontro com Deus? Vivemos na primeira geração onde existem mais ateus ou “religiosos não praticantes” do que pessoas que creem e servem o nosso Criador. Isso deixa-me triste, mas eu não consigo parar de pensar que já chega. Chega de mandar a culpa para os outros. A culpa disto não é dos outros, não é desses mesmos ateus, não é questão de eles estarem recetivos a isso ou não… Não é culpa de nada disso e MUITO MENOS, falta de Deus. Porque Ele está cá hoje, esteve cá antes e estará cá amanhã e no futuro. Então de quem é a culpa? A culpa é nossa. A culpa é minha e tua. De todos nós cristãos que muitas vezes pregamos e não vivemos. Pregamos o nome de Jesus a todo o custo em vez de o demonstrarmos com as nossas ações e com o amor ao próximo. O cristianismo não vive nem pode viver com base naquela típica expressão “Olha para o que digo, e não para o que eu faço”. Por isso, em vez de simplesmente falarmos de Jesus e o tentarmos “impor” ou “incutir” aos outros, porque não tentamos agir e ser mais como Ele no nosso dia-a-dia? Deparei-me durante estas semanas com uma frase de Francisco de Assis que desde então me intriga e desafia: “Pregue o evangelho em todo o tempo. Se necessário use palavras”. Esta frase desafia-nos a ir além das palavras, a usar as nossas ações e, apenas quando necessário, as palavras. Porque Jesus não precisa de defesa, não precisa que digamos o nome Dele. Hoje em dia todos sabem quem foi Jesus, cabe-nos a nós DEMONSTRAR quem Ele continua a ser hoje e continuará a ser amanhã.

JONAS 1:6
"O capitão do navio foi ter com ele e perguntou-lhe: «Que fazes aqui? Estás aí a dormir? Levanta-te e pede ajuda ao teu Deus. Talvez ele se queira interessar por nós e não nos deixe morrer.» "


O que este versículo tem a ver com tudo isto? A vida dos marinheiros corria perigo, mas o servo do Senhor estava adormecido. Não estaremos nós todos adormecidos como Jonas? Quantas vidas serão as vidas ao nosso redor a precisar de salvação e ajuda? Quantas almas ao nosso redor sofrem enquanto nós dormimos? Talvez mais do que as que possamos imaginar...

11 comentários:

  1. Tão nova e tão sábia! Deus continue a te instruir e fazê-la frutificar na verdade. :))))

    ResponderEliminar
  2. Lindo girl, keep doing & keep being a light of God :)

    ResponderEliminar
  3. Um texto a reflectir, sem dúvida.
    Só sei que sinto que a própria sociedade faz com que estejamos sempre em modo "sonolento" e para o interesse de uns quantos, que estejamos a dormir...

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  4. Que coisa mais linda!! Na nossa igreja o tema desse ano sem mentira nenhuma foi "Seja Luz" e a nossa líder nos explicou exatamente isso que você escreveu, que estamos sempre preocupados com os de dentro e esquecemos que cristo mandou a gente ser luz la fora, uma lâmpada em um quarto já claro não faz tanta diferença quanto iria fazer se estivesse em um ambiente totalmente escuro.
    Muito obrigada pelas suas palavras <3

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderEliminar
  5. Tão bonita essa tua fé. Vou seguir :)

    Mamã Coruja.1

    ResponderEliminar
  6. Todos os cristãos deveriam ter essa visão. Precisamos sair do nossa bolha e obedecermos ao chamado do Senhor e irmos as multidões.
    Lindas palavras, Maria! Que você continue com essa visão e alcançando pessoas p/ Cristo.

    https://odezessetedeoutubro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade! Precisamos de sair da bolha porque não foi para estarmos fechados numa bolha que Deus nos chamou.
      Obrigada linda!

      Eliminar