Estamos adormecidos? Até quando...?

O som das carruagens ecoa pela estação, mas nem mesmo por isso, o silêncio ensurdecedor desta sala de espera me deixa de incomodar. Olho em volta. Vultos de pessoas cabisbaixas com o olhar num único objeto, um único foco- o visor do seu telemóvel.
Alguém entra, senta-se, segue o mesmo rumo que todos os outros.
Olho em volta. Oh, vultos cabisbaixos... Oh humanidade, quando nos tornámos tão frios?
A era da tecnologia e da comunicação tornou-nos, ironicamente, pouco comunicativos e até me arrisco a dizer, incontactáveis.
Entra mais alguém. Observo... Desta vez um senhor de idade. Sorrio. "Boa tarde", afirmo.
Parece surpreso, como se ter boas maneiras e comunicar se tivesse tornado uma exceção nos dias de hoje.
Ainda meio surpreso, lá me responde. "Boa tarde menina", seguido de um sorriso.
Fiquei feliz por ter algum contacto humano naquela sala cheia de seres alienados.
Quando foi que nos esquecemos da realidade ao nosso redor?
Enquanto escrevo com a caneta e o meu bloco de notas na mão, uma mulher, morena, provavelmente nos seus 30 e poucos anos, olha-me estranhamente... Como se se tivesse esquecido da existência do papel e da caneta. Estes objetos tão simples, hoje em dia completamente substituídos por esse aparelho com visor que nos afasta da realidade à nossa volta.
Um mendigo aproxima-se. Não senti uma única reação. Ninguém levantou, sequer, o olhar da tela maldita.
Até quando...? E desde quando somos tão frios?

Chegou perto de mim, já desanimado. Sorri... Tinha uma filha, aponta para ela ao fundo do corredor. Uma menina morena, de olhos azuis, roupas gastas e rasgadas, cabelos despenteados...
"A minha filha faz anos" - revela - "Só queria comprar-lhe um happy meal".
Fiquei triste ao ver a falta de empatia das pessoas, ainda com o seu olhar preso nos visores, provavelmente a observar e compartilhar notícias da pobreza em África ou de qualquer lugar longínquo, quando, ironicamente, alguém estava ali, naquele momento, a precisar de ajuda. Mas os de longe é que importam, certo? Porque estão afastados do nosso alcance e não precisamos de os ajudar... E quando estão perto e temos a hipótese de o fazer? Aí o caso muda de figura...
Dei o que tinha, sorri e pedi desculpa por não ter mais.
Sorriu-me. Algo novo. Ainda não o tinha visto sorrir...
O meu coração encheu-se de emoção. 
Olhei em volta. Olhei outra vez.
As faces dos que me rodeavam permaneciam iguais... impávidas, olhar vazio e frio, cabeça cabisbaixa...
Como se ninguém se tivesse apercebido do que se passou ali...
Talvez não tenham mesmo.
Contra mim falo, confesso que maior parte das vezes não estou também atenta. Mas isto fez-me abrir os olhos...
Estará o mundo perdido? Desde quando somos assim? Até quando o seremos?


5 comentários:

  1. Infelizmente, as tecnologias e as redes sociais têm deixado muita gente tapadinha. Preferem estar a fazer instastories de sítios e locais quando deveriam aproveitar os momentos em si. Há adolescentes que nem sabem ir para um bar estar com os amigos e conversar porque estão sempre no telemóvel. É horrível saber que essa geração está assim. Nem quero imaginar, um dia quando tiver os meus filhos, como vai estar. Gostei imenso do post. beijinhos

    Dezoito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. as redes sociais têm aspetos muito positivos, mas também é preciso falar do seu lado degradante.
      Às vezes penso que nasci na época errada, confesso ahaha

      Obrigada pelo comentário! Beijinhos

      Eliminar
  2. Que texto incrível, realmente estamos ficando cada vez mais alienados. Eu também gosto muito de sair e levar meu caderninho e caneta para ficar escrevendo, quando a gente para pra observar, as pessoas estão sempre na correria com um celular na mão, as vezes tão dentro de si que esbarra em alguém e nem ao menos percebe.

    Gostei muito do teu blog, costumo seguir os blogs que gosto, mas não encontrei essa opção aqui então salvei na guia de favoritos do meu navegador para não perder.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelas palavras <3 Sim, as pessoas andam muito alienadas (por vezes confesso que eu também) .

      Quanto ao botão de seguir, tens razão. Eu fiquei de colocar o botão de seguir com o google + ou com o blogger mas esqueci. Só tenho o de seguir com o e-mail. Mas vou resolver isso :)
      beijinhos!

      Eliminar
    2. ps: Acabei de adicionar botão de seguir linda! <3 Ainda bem que comentaste isso. Tinha-me passado completamente ao lado

      Eliminar