Q&A - Suícidio, automutilação e significado da minha tatuagem

Olá malta! O formato do post de hoje é um pouco diferente.
 No dia 22 de Julho fiz uma tatuagem que já queria fazer há muito tempo e que teve e tem imenso significado para mim. Nesse dia pus um “storie” no instagram enquanto estava a ser tatuada e choveram perguntas, principalmente acerca do seu significado. A quantidade de perguntas fez-me considerar fazer um post sobre isso.
Então, guardei as perguntas das dm’s e também usei a ferramenta nova de perguntas nas histórias do instagram para que quem ainda não tinha perguntado, pudesse fazê-lo.
 Acho que nem preciso então de dizer que este post se trata de um Q&A, vamos diretos ao assunto.
(vou pôr os @ da conta de instagram de quem fez a pergunta à frente da mesma)
A primeira pergunta foi questionada por muitas pessoas por isso não posso dizer ao certo quem a fez:

 “QUAL É O SIGNIFICADO?"

Gostando eu imenso de escrever e ler, fazia sentido um ponto e vírgula, mas não apenas por causa disso.
Na escrita, o ponto e vírgula simboliza uma pausa menor do que um ponto final, mas maior do que
uma simples vírgula.
O autor coloca um ponto e vírgula quando poderia terminar a frase, mas decide não fazer uma pausa tão longa. Na minha opinião, a frase é a minha vida.
A tatuagem do ponto e vírgula faz parte de um “movimento” contra o suicídio, depressão e problemas de auto-mutilação.
Quando tinha apenas 12 anos entrei num estado que costumo chamar “estado de dormência mental”.
Acredito que não foi um momento em específico que me levou a esse estado, mas sim a acumulação de vários momentos da minha vida, que formaram uma “bola de neve”.
Este estado foi chegando de fininho e quando notei já se tinha apoderado de mim por completo.
Sentia-me vazia, sem forças, desanimada, sozinha... A mínima tarefa de me levantar da cama custava-me. Passei a estar muito tempo sozinha, trancada no meu quarto, às escuras .
Eu estava tão morta por dentro…
E não conseguia perceber o que se estava a passar comigo. Porque é que “de repente” estava tudo tão cinzento.
Foi aí que comecei a sentir necessidade de me “castigar”, por assim dizer. É provável que ao contar isto eu não use as palavras “certas” para me expressar, porque na realidade é um pouco difícil falar sobre estes temas. Começaram aí os meus problemas com automutilação.
Eu queria gritar, e não conseguia. O silêncio chegava a ser ensurdecedor, com tudo o que se passava dentro de mim.
Os pensamentos de suícidio começaram também a apoderar-se da minha mente, todos os dias. Cheguei a planear ao pormenor como ia terminar a minha vida .
Cheguei a levantar-me várias dessas vezes para o fazer, mas por segundos parece que a minha mente ficava clara e “algo” me impedia de o fazer.
Eu sei hoje que esse “algo” era Deus a pegar-me ao colo, era o Seu amor e a Sua graça a aperfeiçoarem-se nas minhas fragilidades.
 Nesta altura comecei a desenvolver também crises de pânico e de ansiedade. As “vozes” na minha mente não se calavam, por muito que eu as tentasse silenciar.
Claramente eu era nova, muito nova. Tinha 12 anos quando tudo começou.
Isto, este estado, durou por volta de 5/6 anos, até há uns meses atrás, quando tudo mudou. Um dia, aliás uma madrugada, por volta das 5 da manhã, eu estava a ter uma das maiores crises de ansiedade que alguma vez tinha tido. Eu chorava compulsivamente e não sabia bem o porquê… Nessas situações o primeiro impulso era pegar os fones e por alguma música no youtube na tentativa de me acalmar. Muitas vezes ajudava. Abri o youtube e nos recomendados apareceu “Even when it hurts” da hillsong United (para quem não conhece, é uma música cristã). Eu não ia sequer carregar no vídeo, porque não “estava para aí virada”. Todas as situações tinham-me afastado de Deus, e eu cheguei até a considerar-me “ateia” (é assim que se diz o feminino? I have no idea. Mas vocês entenderam) . E por isso, não, não queria nem ia carregar no vídeo. Mas acabei por sem querer, carregar, quando na realidade queria carregar no vídeo ao lado.
A música imediatamente começou a tocar. Ao ouvir o primeiro acorde, não foi preciso mais nada… Eu desatei a chorar novamente. Mas foi um choro diferente. A letra da música avançava e eu sentia uma arrepio da cabeça aos pés e uma paz imensa, para além de algo que me dizia “Tudo vai ficar bem. Não estás sozinha. É esta paz que te quero dar sempre” . Foi aí que comecei a falar com Deus. E a chorar… Chorar imenso. Mas desta vez foi um choro que me aliviou e não o contrário. A situação nos seguintes meses mudou drasticamente. E eu nunca mais me senti sozinha, criei e estabeleci um relacionamento incrível com o meu Criador e reconheço daquilo que Ele me salvou. Mas é uma caminhada… Eu não espero e nunca esperei ficar bem de um dia para o outro. É um processo, na qual tenho aprendido muito. Mas sinto-me bem. Sinto-me em paz. Sinto-me a progredir. Sinto-me a dar passos em frente e a aprender. Há dias em que sinto que dei 1 ou 2 passos atrás, mas depois lembro-me da quantidade de passos para a frente que já dei e da distância astronómica que me separa da linha de partida, do ponto 0, do sítio obscuro de onde vim… Não estou mais agarrada ao passado e às “vozes” na minha cabeça e isso é que importa. Eu podia ter posto um ponto final na minha vida, mas decidi continuar a frase. E marquei isso com um ponto e vírgula.

 “PORQUÊ NO PULSO?” - @joanagvrt 
Tatuei no pulso esquerdo porque foi no pulso/braço esquerdo que mais me automutilei, local onde, se olharmos com muita atenção, ainda tenho marcas. Quis também que fosse no pulso por ser um dos sítios do meu corpo com os quais mais tenho contacto visual. É uma lembrança todos os dias, dos vários motivos que tenho para agradecer a Deus.

“DOEU MUITO? EU TAMBÉM QUERO FAZER A MINHA PRIMEIRA NO PULSO (DIREITO) MAS ESTOU COM MEDO” - @akikiidelgado 
Na realidade, a mim não me doeu nada. Nada mesmo… E eu sou daquelas pessoas que choram a tomar vacinas por isso se digo que não doeu é porque não doeu mesmo!! 

 “AO QUE SE ASSEMELHA A SENSAÇÃO/DOR?” - @joanagvrt 
O único momento em que senti uma leve impressão, mas ainda assim foi uma “dor” tolerável foi na primeira vez que agulha encostou a minha pele. De resto a sensação parece que alguém está a “raspar” algo na tua pele, um lápis ou algo do género…

 “O TEU TATUADOR É BONITO?” (óbvio que esta tinha que ser feita por ele próprio ahahah - @brenoalcantara7) 
É bonito é ahahah Principalmente por dentro. Para além de um tatuador incrível, tem uma ética e profissionalismo impecáveis. Perguntei-lhe os processos e fez questão de me deixar descansada e tirar um tempo para me explicar tudo ao pormenor, inclusive o material, a higienização e também a sensação que iria sentir, algo que, claramente, me deixou com mais confiança de que tudo estava a ser muito bem feito por um ótimo profissional. Pessoal do Porto e/ou Gaia, aconselho! Passem pelo instagram dele: @brenoalcantara7 (Não estou a ser paga para dizer isto, juro ahahah ) 

“ENQUANTO CRISTÃ, CONCORDAS COM TATUAGENS? QUAL É O TEU PONTO DE VISTA SOBRE O ASSUNTO?” - @abigailtavares47
Eu acredito que não sou ninguém para dizer o que é errado ou não fazer. Não tenho essa autoridade, não me considero “dona da razão” e, honestamente, não quero ser. Portanto, o que eu diria acerca disto é: Se sentes que fazer uma tatuagem é pecado, então claramente Deus está a dizer-te para não o fazeres. Não o faças. 
A bíblia não nos fala direta e explicitamente acerca de tatuagens. Apesar de existir aquele versículo que é sempre mencionado quando se toca no assunto: 

“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós: Eu sou o Senhor. “ - Levítico 19:28 (versão Almeida revista e corrigida) 

Noutra versão aparece da seguinte forma: "Não façam cortes nos vossos corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor." 

No entanto, devemos tentar olhar para o versículo da perspetiva do contexto em que este foi escrito.
“Não dareis golpes na vossa carne”, deve-se ao facto de na época a mutilação ser utilizada nos rituais pagãos para honrar os mortos e também alguns “deuses” pagãos. Então, esta prática estava associada a outras práticas, e foi com o intuito de alertar o povo da época para esta situação em específico, que o versículo foi escrito.  
No entanto, só porque a bíblia não fala diretamente sobre o assunto, não quer dizer que seja 100% certo de que nos convém fazê-lo. Eu acredito em Deus presente em todos os aspetos da minha vida. A realidade é que Ele deve estar presente em todas as nossas decisões. Porque Ele sabe o que é melhor para nós e nós devemos pedir que ele nos guie em todas as decisões para que não nos afastemos do plano perfeito que Ele tem para nós. A decisão de fazer uma tatuagem, não é diferente de outra qualquer decisão na nossa vida.
Acho que devemos ter esse tipo de abertura e perguntar para onde devemos ir. Qual o caminho a seguir? E depois, devemos perguntar-nos, será que esta tatuagem será de agrado a Deus ou é uma simples vaidade? No meu caso, eu achei que estava na hora de contar a minha história e o meu percurso com Deus. Esta tatuagem simboliza a superação de algo que ocupou por muito tempo a minha vida de uma forma degradante. Mas eu não o superei sozinha. Por isso simboliza tudo aquilo de que Deus me livrou, e da Sua mão poderosa sobre mim. (Eu ia dizer que simboliza o meu testemunho. Mas eu não gosto de usar essa palavra quanto a mim mesma xD Acho que não me vejo como um “exemplo” para usar essa palavra, que para mim é muito forte.)
Outro aspeto que devemos pensar é o que as nossas autoridades (por exemplo, os nossos pais, mas pode ser outro tipo de autoridade…) acham sobre esse assunto , porque não seria bom nem nos convinha tomarmos uma decisão destas em desobediência. Certamente, isso não agradaria a Deus. Por último, porque o texto já vai longo, eu quero dizer que não estou a tentar influenciar ninguém a fazer uma tatuagem. Por não ser errado para mim, não quer dizer que vos convenha a vocês. Creio que isso é algo pessoal, de cada um com Deus.

ROMANOS 14:14 : “Como crente no Senhor Jesus, eu sei e estou convencido de que não há nada que seja impuro em si mesmo. Mas se alguém pensa que uma coisa é impura, torna-se de facto impura para ele.”

3 comentários:

  1. Eu só consigo dizer que você escreve muito bem, que a sua história é linda, e de cara já te achei muito linda, agora digo que vice tem profundidade, que você TEM muito conteúdo e Deus vai usar a tua fragilidade para curar e ajudar outras pessoas!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *Rolando uma lágrima enquanto leio este comentário*
      Muito obrigada pelas palavras lindaaa!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Sem palavras para este testemunho. Obrigada amiga por compartilhar o que Deus fez na sua vida, te amo 🤍

    ResponderEliminar